Cordialidade

Primeiramente, vamos ao significado da palavra cordialidade: relativo ao coração no latim, franco, amável, agradável, cortês.

Todas as pessoas deveriam ser cordiais, principalmente aquelas que trabalham com o público, afinal quem não gosta de ser bem tratado? Porém, para conseguir isso na prática, deve haver um sentimento de empatia, ou seja, uma forma de se colocar na situação do próximo.

A hierarquia não deve ser impedimento para que as pessoas tratem com igualdade umas às outras, mas quando há poder em jogo, o ser humano fica temporariamente cego e sente-se superior ao seu próximo. Claro que existem exceções, chefes, coordenadores, encarregados, que são humildes, profissionais e entendem que distribuir tarefas e zelar para que o trabalho seja cumprido, é diferente de humilhar os subordinados e intrometer-se em suas vidas pessoais.

Por vezes, um profissional é excelente executor, mas não tem capacidade de liderança, pois quando lhe é dado o poder, este lhe sobe à cabeça e tudo se perde, ele começa a humilhar seus empregados e tratá-los como verdadeiros escravos.

Muitas vezes, as situações que a vida impõe se tornam verdadeiras lições de humildade, perder cargos, bens materiais e o convívio de amigos e familiares faz com que as pessoas repensem na maneira que levam suas vidas e percebam o quão egoístas foram.

Em outras ocasiões, a vida presenteia alguém humilde com poucos recursos e oferece um bom trabalho e uma boa situação financeira, então pode acontecer o inesperado, a personalidade se transforma e da humildade o mesmo chega à arrogância.

Cada ser tem suas características, defeitos e qualidades, isso o torna único, e é por isso que se deve respeitar a individualidade de cada um, tratando-o como a um irmão, pois todas as pessoas são passíveis de erros, inclusive nós mesmos, pois somos só mais um em meio a tantos.

Por isso é importante manter sempre a cordialidade, a humildade e a consciência de que todos somos iguais perante os olhos do nosso Criador, antes que a vida resolva mostrar nossos enganos e tenhamos que aprender pela dor e não mais pelo amor. Vamos dar valor ao que nos é permitido ter, pois se ainda não temos algo que desejamos é porque ainda não aprendemos o que deveríamos saber.

Mayara Vellardi Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)