Intolerância religiosa

     Vivemos em um dos países de maior diversidade religiosa do mundo e infelizmente ainda existem pessoas que não aprenderem a respeitar a religião do seu próximo. Quando nosso amado Jesus de Nazaré passou pela Terra, em momento algum denominou uma religião correta a ser seguida. Os séculos passaram e a humanidade acompanhou o surgimento de diversas religiões e seitas.

     Somos um país laico, no qual Igreja e Estado não se misturam, ou seja, um não interfere no outro. Posso dizer que tenho muito orgulho do meu país, por ser um local abençoado e uma terra sem preconceitos que acolhe todas as religiões possíveis e imagináveis.

     Cada religião prega à sua maneira, o que acredita ser correto e o melhor jeito de transpor as barreiras e dificuldades da vida, mas a essência de todas é a mesma: Deus, que assume diversos nomes e significados em cada uma, mas que no fundo é a grande energia que rege tudo e todos.

     Posso dizer, com orgulho, que já frequentei diversos locais como templos, igrejas, terreiros, entre outros e com o maior respeito e admiração que ouvi pastores, pais de santo, padres, mentores, etc. Admiro a fé das pessoas e a integridade de alguns guias espirituais, mas devemos lembrar de que não podemos depositar nossa fé em humanos, pois assim como nós, eles são falhos e predispostos a cometer erros.

     Outro fato constatado é que não devemos julgar as atitudes e opiniões do nosso próximo, pois também estamos sujeitos a erros e cada um será julgado e absolvido conforme a vontade de Deus, por isso, se não estiver satisfeito com seu líder espiritual ou com o local que estiver frequentando, simplesmente o deixe e procure outro, essa busca é natural e saudável.

     O lado bom de minhas experimentações é que aprendi muitas coisas que nem imaginava e trouxe comigo uma bagagem que religião nenhuma apagará. Atualmente tenho minhas crenças, mas não tenho a mínima preocupação em modificá-las com o passar do tempo e não tenho medo de ousar e experimentar.

    E sabe o que é mais interessante em tudo isso? É que podemos experimentar e vivenciar essa diversidade de maneira saudável e mudar de opinião ao longo da vida, afinal, não sabemos quem está certo e na verdade, não importa quem está certo, mas o que faz e como age em relação ao aprendizado adquirido por meio da base religiosa.

   Finalmente o que posso dizer é que se você está feliz e satisfeito com sua religião e líder espiritual, parabéns, mas isso não significa que sua verdade é única e que um dia você não possa mudar de opinião, por isso, abra a mente, o espírito e quebre todo o tipo de preconceito e paradigma existente em sua alma!

Mayara Vellardi Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)