Indignação Eleitoral

Mais uma eleição e o povo continua na mesma situação. Nas urnas deveriam ser depositados os nossos sonhos e expectativas em relação à saúde, educação, segurança, moradia... mas infelizmente é o contrário, a urna é o lugar em que depositamos, inseguros, o nosso voto, que provavelmente nada mudará.

Como vivemos em uma época livre, em que se pode expressar opiniões, aproveito a oportunidade para abordar esse assunto tão desgastante e polêmico. 

Há dois anos atrás, na última eleição, escrevi um texto chamado Desabafo Eleitoral em uma vã tentativa de alertar a todos e a mim mesma, nada mudou, para nossa desgraça e também alívio: http://informacaoexpressa.blogspot.com.br/2010/10/desabafo-eleitoral.html

Durante o ano passado, encontrei Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca no aeroporto e falei para ele que achei uma palhaçada quando se candidatou e foi eleito a deputado federal, mas que eu o parabenizava pela campanha contra o nepotismo que fez na mídia: "(...) um deputado federal não pode empregar sua família. Por isso, pai continue catando latinha. Mãe, continue lavando roupa pra fora. Não pode contratar família! (...)" 

Em uma viagem ao Paraná, conheci uma candidata a vereadora durante uma festa informal e tive a oportunidade de conversar bastante sobre questões políticas. Perguntei à mesma se  não tinha medo de ser honesta dentro da política e sofrer represálias por isso, como ser incriminada por algo que não fez ou até correr risco de morte. Ela me respondeu algo muito bonito e ideológico, que sinceramente acho que não tem jeito aqui no Brasil, mas tomara que esteja certa. Sua resposta à minha indagação, pelo que me lembro foi: "O povo será o meu escudo. Eu não lutarei sozinha, terei milhares de pessoas ao meu lado! Tudo o que eu fizer, farei publicamente e todas as solicitações terão protocolos assinados por mim e por quem requisitou. Essa será uma das medidas que me protegerá de fraudes."  Não vou citar seu nome para expô-la. Ela me pareceu bem intencionada e espero que se ela vencer, que continue com a mesma intenção e que não se desvie do caminho da honestidade.

Há pouco tempo atrás, assisti a uma "palestra" de um dos candidatos a vereador do PSDB, cujo político, não citarei o nome aqui também, pois minha intenção não é tomar partido de nenhum lado, ainda mais porque nem decidi em quem vou votar. Durante sua "palestra", ou melhor dizendo discurso, o candidato falou sobre segurança, educação, moradia, transporte, a mesma ladainha de sempre e acabou prometendo o que todos prometem, mas quando chegam ao poder se "esquecem" de cumprir! Isso, inclusive, tem um nome: demagogia! 

E é por isso que estou tão desiludida e apreensiva em relação ao futuro da nossa nação... pensamos em votar no "menos pior", pois consideramos que todos os políticos são "farinha do mesmo saco". 

Depois de tudo isso só me resta compartilhar nestas linhas o meu sincero desejo: "que apareça realmente alguém diferente, com peito de aço o suficiente para enfrentar toda essa sujeira e que ame toda a população como se fosse sua família..." Utopia? Pode ser! Mas por enquanto, sonhar é permitido!


Mayara Vellardi Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)