Cuidar do corpo não é uma tarefa fácil


Matéria escrita em 2004 para a Revista ATIVA - trabalho da USJT

Cuidar do corpo não é uma tarefa fácil

Clínicas de estética se propõem a resolver o problema da gordura localizada

                                                                                                   Por Mayara Vellardi

As pessoas se preocupam bastante com sua estética, por isso, percebem que o corpo necessita de cuidados. Alimentação equilibrada, ingestão de no mínimo  dois litros de água por dia e prática de alguma atividade física por pelo menos 40 minutos diários. São itens que ajudam a manter o corpo saudável e vistoso.
Muitas pessoas não têm tempo para a realização de exercícios e algumas que possuem não gostam de fazê-los.
Por isso, a solução é procurar uma clínica de estética, para conseguir obter resultados satisfatórios. Em alguns casos, as pessoas procuram essas clínicas para auxiliar na recuperação pós-cirúrgica.
Existem muitas estéticas, que oferecem os mesmos tratamentos ou similares, abrangendo pessoas de diferentes classes sociais.
Segundo Fernanda, fisioterapeuta da Le Ru Estética Especializada, os tratamentos realizados são de origens naturais e não se utilizam sequer de agulhas e comprimidos.

Produtos utilizados nos tratamentos


Tratamentos
Para cada ponto do corpo e  problema, há tratamentos diferentes e estes são divididos em fácil e corporal. Os faciais têm quatro subdivisões:
-Limpeza de pele profunda – são utilizados alguns cremes, como esfoliantes e adstringentes. Por não trabalhar com agulhas, a única parte que não se realiza na clínica, é a chamada extração de milho, que é a retirada de pequenos sebos que se parecem com cravos, mas são mais resistentes. Sua coloração é branca, e aparece, geralmente, em peles bastante oleosas. Juntamente com a limpeza de pele, é realizada uma hidratação feita a base de argila para diminuir a oleosidade e sem argila para as peles mais secas.
- Tratamento para manchas e seqüelas da acne – é utilizado para regenerar a pele que foi exposta à agressões como sol, acne e outras. O processo é lento e deve ser avaliado para verificar se o caso tem reversão.
- Meso 1000 - tonifica a musculatura do rosto e reduz as linhas de expressão, rejuvenescendo a pele. É feita através de um aparelho de mesoterapia (sem agulhas) próprio para o tratamento facial.
- DMAE - é uma massagem manual realizada com um extrato líquido à base de peixe, que ajuda a manter a musculatura firme, inibindo o aparecimento de rugas precoces, também abrandando rugas já existentes.

Sala de tratamento de Dome Corporal


Os tratamentos corporais são divididos em sete tipos:
- Endermoterapia ou drenagem mecânica -  ajuda a combater a celulite. A pressão do aparelho utilizado é um pouco maior do que a manual.
- Corrente Russa - É indicada para o final de um tratamento estético, pois sua função é tonificar a musculatura, eliminando a flacidez e deixando os músculos mais firmes. É realizada por um aparelho que emite ondas mecânicas na região necessária.
- Ultra-som – utiliza um gel com princípio ativo, juntamente com um aparelho que emite ondas mecânicas, para quebrar os nódulos de gordura localizada que o próprio organismo desenvolve.
- Dome Corporal - é como uma câmara que emite raios infravermelhos, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo e na queima de calorias, o que proporciona um relaxamento muscular.
- Vácuo - através de ondas mecânicas e de um gel com princípio ativo, auxilia na redução de medidas. Estimula o organismo a produzir colágeno e elastina.
- Mesoterapia sem agulhas - é conhecida também como mesoescultura. Sua função é eliminar a gordura localizada e diminuir as celulites, estrias e flacidez.
- Isotonia Total - queima calorias através de eletrodos que conduzem a eletricidade para o corpo através de chamex, tecidos umedecidos com água.
Há alguns tratamentos que são mais voltados para o relaxamento, mas também acabam auxiliando na estética. São eles:
- Talassoterapia -  a pessoa tem seu corpo banhado com um creme a base de algas marinhas, depois todo envolto por uma faixa, ficando por um determinado tempo em descanso. Ao término, a faixa é desenrolada e o creme é retirado com uma toalha e água morna.
- Argila – utiliza um procedimento semelhante ao anterior, porém em vez de usar o creme de algas marinhas,  é utilizada a argila e no lugar de uma faixa é utilizado o pvc.
- Massagem relaxante - é realizada no corpo inteiro, em um único ambiente, separado dos outros aparelhos para que a pessoa realmente possa descansar. É uma massagem que ajuda a combater o stress.
- Massagem drenante - modela e drena ao mesmo tempo. Nela é utilizado um creme especial de própria Le Ru, que possui um princípio ativo para a redução de medidas.
- Drenagem linfática manual - realizada sem ajuda de aparelhos, auxilia a dissipar os líquidos que se acumulam em locais do corpo que chegam a ficar inchados.   
            Antes de qualquer tratamento, é passada no corpo do cliente, uma gomagem, sua consistência está entre a do gel e a do creme e tem como função, melhorar a absorção do organismo para o tratamento que será ministrado.
Em tratamentos que necessitam de aparelhos elétricos e mecânicos, é passado um gel no local de atuação. Antes dos tratamentos manuais, é utilizado um creme, para um melhor efeito no organismo.
Não são somente mulheres que procuram a estética. O número de homens interessados em cuidar de sua aparência está crescendo cada vez mais, por isso, alguns tratamentos também são direcionados a eles.
“Afinal, as pessoas devem fazer o possível para sentirem-se realizadas com seu físico e psicológico, procurando sempre estar realizando uma avaliação própria, com o intuito de cuidar da saúde e da auto-estima.” Comenta Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)