Escolas promovem simulações de Fórum da ONU

Estudantes vivenciam discussões sobre questões mundiais

*Por Mayara Vellardi Pinheiro



A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos. Foi fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social além de melhores padrões de vida e direitos humanos. As conferências têm como missão buscar soluções para problemas mundiais, como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, doenças, migração e tráfico de drogas, entre outras questões.

A participação de um evento deste porte é importante, pois os participantes inserem-se no papel de verdadeiros diplomatas, tomando como base os países por eles representados, levando em consideração a política externa de cada um. As simulações das Nações Unidas contribuem para o processo de desenvolvimento emocional e intelectual do estudante, além do aluno deparar-se com questões complexas que demandam conhecimento sobre o tema, pesquisa atualizada dos acontecimentos e habilidade nos processos de negociação.

Anualmente, a Escola Santa Marina promove o Fórum ESM de Discussão Estudantil, um acontecimento de grande importância para os alunos do Ensino Médio. O evento tem como intuito ajudar os participantes a abrir horizontes, compreendendo melhor a realidade internacional e seu cotidiano, além de melhorar a convivência em equipe, a retórica e a oratória. “A experiência de participar de uma simulação, agrega valores para o currículo e auxilia a inserção desses jovens no mercado de trabalho.”, avalia a diretora da Santa Marina, Maria Luiza Gaspar Bonozzi.

Devido ao sucesso da última edição do fórum, a escola foi convidada a participar do SPMUN, São Paulo Model United Nations, um modelo que visa incluir os jovens no universo das Relações Internacionais por meio de simulações de discussão, regionais ou mundiais. O evento acontece de 06 a 10 de julho nas Faculdades Integradas Rio Branco.

Para mais informações, acesse:
www.spmun.org , www.santamarina.edu.br e www.onu.org.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)